Todo controle de ponto exige manutenções corriqueiras como: Lançamento de atestados, abonos, marcações faltantes, desconsideração de marcações erradas e outras. Essas manutenções são feitas mediante a apresentação de um documento chamado requerimento, devidamente preenchido e assinado pelo chefe imediato do funcionário. Em muitas empresas há a necessidade de mais de uma aprovação/assinatura neste documento, antes que o mesmo seja encaminhando ao R.H. para a devida manutenção.

Descentralizador WEB

Caminho adotado atualmente:
– Toda manutenção é centralizada no RH.
– RH emite um relatório para os chefes imediatos com inconsistências.
– Chefes justificam a ocorrência via Requerimento (setor público) ou Memorando  (privado), assinam e devolvem ao R.H. que  faz manutenção/correção.
Funciona, mas torna o processo muito lento e muitas vezes uma justificativa chega após o fechamento da folha de pagamento e isso faz gerar descontos indevidos do funcionário. Quando isso acontece, o RH fica obrigado a calcular a diferença salarial e pagamento do funcionário de forma praticamente manual.
O fato é que com o conceito atual, é praticamente impossível atender as exigências do e-social relacionadas a competência. 
O que é o Descentralizador Web?
O Descentralizador Web é uma ferramenta que possibilita uma mudança de conceito e a otimização do processo, através da internet tornando assim possível atender ao eSocial no tocante a competência.

Como fica o passo a passo da sua utilização?
– O R.H. apura o ponto dos funcionários.
– O Ponto Zeus envia automaticamente as inconsistências via e-mail ao chefe imediato solicitando a imediata justificativa.
– O chefe imediato conversa com o funcionário, acessa através da internet o Descentralizador Web, de forma fácil elabora o requerimento e justifica a inconsistência.
Lembramos que isso ele já faria manualmente ou através do Word, então, podemos dizer que o seu trabalho vai simplificar, além de educar o funcionário.
– O Descentralizador Web permite até três níveis de aprovação do Requerimento, antes que o mesmo execute a manutenção automática no Ponto Zeus.

O que o Descentralizador Web proporciona?
– Um controle muito mais eficiente e dinâmico através da descentralização do processo.
– Guarda um banco de dados com todos os requerimentos digitalizados (inclusive com assinaturas eletrônicas), podendo ser facilmente localizados através de consulta e relatório.

Quais são os principais objetivos do Descentralizador Web?
– Tornar o controle mais eficiente e dinâmico, sendo assim possível atender as exigências do e-Social relacionadas a frequência e competência.
– Distribuir responsabilidades sobre o fechamento de ponto, visando facilitar e agilizar todo o processo.
– Colaboração ambiental evitando o gasto desnecessário de papéis.

Exemplos de Tipos de Requerimentos:
Atestados médicos;
Afastamentos;
Licenças diversas (nojo, gala, maternidade, paternidade,..)
Inclusões e exclusões de marcações;
Trabalho externo/viagem;
Horas Extras.
Outros.

Os tipos de requerimentos são configuráveis de acordo com a necessidade de cada empresa. É possível configurar níveis de aprovação para cada tipo de Requerimento.

Algumas possibilidades de uso:
Com a possibilidade de até três níveis de aprovação, o usuário pode configurar de acordo com a sua necessidade, mas os modelos mais adotados na ordem de preferência são:

– Chefe imediato elabora o Requerimento e automaticamente acorre a manutenção daquela inconsistência no Ponto Zeus.
– Chefe imediato elabora -> Secretário da pasta/Gerente valida.
Indeferindo, o Requerimento voltará ao chefe imediato com o motivo do indeferimento. Deferindo, automaticamente acorre a manutenção daquela inconsistência no Ponto Zeus.
– Chefe imediato elabora -> Secretário da pasta/Gerente valida-> R.H valida. Somente após a validação do R.H. acorre a manutenção daquela inconsistência no Ponto Zeus.
– Utilização da forma mista, de acordo com cada tipo de Requerimento.
– Funcionário -> Chefe imediato -> RH -> Ponto Zeus
– Funcionário -> Chefe imediato -> Ponto Zeus